REDE DE MULHERES NEGRAS DA BAHIA

Articulação, mobilização, acolhimento e fortalecimento de mulheres negras visando o empoderamento coletivo e a garantia de políticas públicas para as mulheres negras da Bahia.

BEM-VIND@ À CASA DA MULHER NEGRA.

A Casa da Mulher Negra da Bahia é um espaço multicultural de resgate, valorização, preservação e memória da história das mulheres e jovens negras da Bahia, gestada pela Rede de Mulheres Negras da Bahia (RMNBA).

A RMNBA lançou em 2016 a Campanha Parem de nos Matar, uma campanha de denúncia e proposição às diversas formas de violência que sofrem as mulheres negras da Bahia. Na oportunidade foi definido que a principal meta da Campanha seria organizar um espaço físico que permitisse o acolhimento de mulheres negras, meninas jovens negras, vítimas de violência, física, doméstica, sexual, racial, para atendimento afetivo, para atendimento psicossocial, informação, formação e apoio jurídico. Assim nasceu a Casa da Mulher Negra da Bahia.

As ações do Programa envolverá assistência psicossocial e jurídica, atreladas às atividades de comunicação, cultura, emprego e renda e orientação profissional, visando ampliar a atuação em defesa dos direitos das mulheres negras.

A CMNBA atua no campo da educação, saúde e assistência social, em favor da coletividade, em especial das mulheres negras da Bahia, em parceria com o poder público ou com a iniciativa privada e os movimentos sociais no atendimento aos direitos fundamentais.

Estrutura organizacional: Assembleia geral Coordenação Executiva Conselho Fiscal Conselho das Notáveis

Coordenação Executiva: I – Coordenação Geral; II – Coordenação administrativo-financeira; III – Coordenação de Patrimônio e Cultura;

Conselho das Notáveis: I – Representante da Rede de Mulheres Negras da Bahia II - Representante da Irmandade da Boa Morte III – Representante de religiões de matriz africana IV – Representante de Universidade V – Representante do Movimento de Mulheres Negras VI – Representante LBTT do Movimento de Mulheres Negras VII – Representante de Comunidade

O PROGRAMA DE APOIO E ACOLHIMENTO AFETIVO E PSICOSSOCIAL PARA MULHERES E JOVENS NEGRAS CIS E TRANS NA BAHIA

O Programa visa o acolhimento e fortalecimento de mulheres negras jovens cis e trans da Bahia em situação de violência sexual, física, doméstica, psicológica, jurídica, patrimonial. O projeto visa possibilitar atendimento e apoio jurídico, psicológico e afetivo, assim como, desenvolver atividades de formação política direcionadas ao combate às violências causadas pelo racismo e sexismo, praticadas contra as mulheres negras, em parcerias com organizações e instituições governamentais e não governamentais.