A Rede de Mulheres Negras da Bahia (RMNBA) é uma articulação de mulheres negras de referência no combate ao racismo, sexismo e ao machismo na Bahia. A RMNBA articula agrupamentos de mulheres negras, localizados na capital e em cidades do interior do estado. A RMNBA também articula mulheres individualmente, não vinculadas a organizações, coletivos e/ou instituições que são oriundas de movimentos sociais com orientações políticas e sexuais que priorizam a luta antirracista e antissexista.
Foi fundada em 2013, com o principal objetivo de organizar a Marcha de Mulheres Negras de 2015 e tem como missão fortalecer, mobilizar e acolher as mulheres negras e suas organizações na Bahia visando o empoderamento coletivo; visibilizar, estimular, incentivar, a luta das mulheres negras; articular/Organizar encontros periódicos entre grupos de Mulheres Negras da Bahia; intervir de forma organizada nas esferas públicas e espaços de decisão visando a promoção de políticas públicas para as mulheres negras; denunciar e construir ações coletivas para o enfrentamento das diversas formas de violência e exclusão em relação às mulheres negras.
A RMNBA congrega várias agrupamentos e coletivos. A gestão é participativa e horizontal, e as decisões são tomadas coletivamente pelo Núcleo Impulsor, que por sua vez, é formado pelas representantes dos coletivos e agrupamentos que a compõem.
Missão
Articular, mobilizar, acolher e fortalecer as mulheres negras e suas organizações buscando intervir de forma organizada junto às esferas públicas, privadas e espaços de decisão, visando o empoderamento coletivo, assim como, a garantia de políticas públicas para as mulheres negras da Bahia.
Instância máxima de participação e deliberação.
Instância executora das deliberações do Plano de Ação aprovado no Encontro Estadual.
Saúde, educação, trabalho e cultura.
Núcleo de comunicação, núcleo de projetos e núcleo de afetividade.